Atrativos

 Caminhar pelas ruas do bairro da Liberdade é como estar no próprio Japão. Além das lanternas e letreiros orientais que chamam a atenção nas ruas, o destaque fica com o comércio local como lojas, bares, karaokês e restaurantes que transportam o visitante para a Terra do Sol Nascente. Se você passar por este bairro e não visitar os atrativos a seguir, pode-se dizer que falta conhecer o bairro, já que são os mais locais procurados pelos turistas, sendo referências quando se diz o nome “Bairro Japão-Liberdade”.

1- Feirinha da Liberdade


A Feirinha da Liberdade é o principal atrativo da região, acontecendo aos finais de semana. É conhecida por ser distribuída com mais de 200 barracas nas quais oferecem artesanatos, que na maioria das vezes são produzidos pelos próprios vendedores, barracas com roupas e acessórios como colares, brincos e chapéus e uma enorme quantidade de barraquinhas de comidas típicas japonesas e chinesas, como tempurá, guiozá, yakissoba, entre outros.

O atrativo ocorre na Praça da Liberdade, próxima à estação de metrô Liberdade, com um valor de entrada gratuito e com um horário de funcionamento de sábado, das 9h às 18h e domingo, das 9h às 19h.

2 - Jardim Oriental


O Jardim Oriental é um local reservado para apreciar a natureza, sendo lembrado por possuir um lago com carpas e por manter o estilo arquitetônico dos verdadeiros jardins orientais, sendo um local de pequeno porte, porém confortável o suficiente para dar uma pausa no passeio e respirar diante da agitação do entorno. O jardim se localiza na R. Galvão Bueno, 72 e possui acesso gratuito a todos os visitantes, funcionando diariamente das 10h às 16h.

3 - Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil


Para quem tem interesse em saber mais sobre a chegada da colônia japonesa ao Brasil, esse museu é o local ideal, pois engloba uma rica fonte de informações, possuindo um acervo de mais de 97.000 itens que pertenceram aos imigrantes e que registraram esse momento da história como objetos que foram usados no dia a dia, diários escritos durante o desbravamento, pinturas que descrevem o modo como viviam, entre outros achados.

O Museu Histórico da Imigração Japonesa é o maior museu sobre imigração dos japoneses do mundo e foi inaugurado em 1978 como forma de comemoração do aniversário de 70 anos da imigração japonesa.

Está localizado na R. São Joaquim, 381 e possui um valor de entrada de R$ 12,00. Estudantes com carteirinha, idosos acima de 60 anos e crianças com faixa etária de 5 a 12 anos, pagam meia entrada. O horário de funcionamento do museu é de terça a domingo, das 13h30 às 17h.

4- Templo Budista Busshinji


Seguindo na Rua São Joaquim, onde está o Museu da Imigração Japonesa, está o templo budista Busshinji. Para quem quer relaxar, às quartas e sábados acontecem sessões de meditação guiada para iniciantes, na qual são dadas orientações sobre postura, respiração e diversos procedimentos, além de também possuir outras cerimônias abertas ao público.

O templo está localizado na R. São Joaquim, 285 e possui acesso gratuito aos visitantes. Para saber informações referentes ao horário exato de funcionamento, é necessário entrar no site do templo, pois os horários dependem das cerimônias e das sessões de meditação.

5 - Choperia Liberdade


A Choperia Liberdade é um dos locais mais tradicionais do bairro e pode ser bem definido como um bar exótico e descontraído. Localizada no coração da Liberdade, a casa possui karaokê, mesas de sinuca e decoração com paredes vermelhas, lanternas coloridas e mesas com estofado de couro.

Para comer são servidas porções de petiscos, como sushi e temaki, e até mesmo um churrasquinho você consegue encontrar lá, além de estar à disposição também pratos japoneses preparados na hora.

A casa da choperia fica localizada na R. da Glória, 523 e funciona de terça a quinta e domingo, das 19h às 5h; sexta e sábado, das 19h às 6h. O local possui este horário de funcionamento devido ao tipo de público que frequenta o local, já que é mais procurado por turmas de jovens amigos, que estão com um objetivo de passar uma noite se divertindo aos sons de um Karaokê e bebendo um bom chopp.

6 - Empório Azuki

O estabelecimento Empório Azuki é aquele no qual você encontra produtos importados não apenas do Japão, mas de diversas partes do mundo. Entre as prateleiras estão bebidas, doces, biscoitos, temperos e uma variedade de produtos para saborear, possuindo preços acessíveis e fazendo o turista voltar com as sacolas cheias para casa.

A loja fica localizada na R. Galvão Bueno, 16 e está aberta de domingo a quinta, das 8h às 19h e de sexta e sábado, das 8h às 20h.

7 - SoGo Plaza Shopping


O SoGo Plaza Shopping é lugar onde você encontra de tudo, capinha para celular, eletrônicos, roupas, fantasia de cosplay, produtos geek, jogos, mangás e muitos outros produtos relacionados a cultura japonesa.

O local não é como um shopping convencional, mas sim uma espécie de galeria com várias lojinhas. Chegando no final do corredor, o visitante se depara com uma escada que dá acesso para os outros andares sendo um passeio indicado para aqueles que gostam de bater perna e se divertir, já que a galeria é dividida em 4 andares de muitas lojinhas legais.

Está localizada na R. Galvão Bueno, 40 e funciona de segunda a sábado, das 9h30 às 19h30 e de domingo, das 10h às 18h.

8 - Ikesaki


A perfumaria Ikesaki é referência quando o assunto é beleza. O visitante encontra produtos para as unhas, pele, cabelo, acessórios em geral e pertences para salão de beleza. Prepare-se para andar pelos quatro andares e encontrar produtinhos por preço abaixo do mercado.

A loja está localizada na R. Galvão Bueno, 37 e possui o seguinte horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h15 às 18h45; sábado, das 8h15 às 17h45 e domingo, das 10h às 16h45.


No geral, o bairro possui muitos outros atrativos nos quais são geradores de filas quilométricas e turistas de todo mundo, porém os mais procurados são esses mostrados acima. Para conhecer todos os atrativos da Liberdade seria necessário separar determinados dias e fazer um roteiro das atrações, para que esteja tudo planejado e que não escape nenhum local, pois o bairro possui um grande aspecto cultural e comercial, no qual é de extrema importância ser conhecido por inteiro, pois cada lojinha, cada restaurante, cada museu e cada local no geral tem seu próprio gostinho especial da cultura japonesa.

Referência bibliográfica:

https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-tiete/o-que-fazer-no-bairro-da-liberdade-sp/

https://www.viajali.com.br/bairro-liberdade/

Comentários